12 de mai. de 2010

Depois da Cow Parade, a moda é a Elephant Parade

A capital da Inglaterra foi invadida por 258 esculturas de elefantes coloridos. A intenção das artes é chamar a atenção para a situação dos elefantes asiáticos ameaçados, e cada uma será leiloada após o evento que segue seu curso em junho. Celebridades, artistas e esportistas foram os grandes pintores das esculturas, e contribuíram para um dos maiores eventos de arte ao ar livre de Londres. Além do entretenimento, é preciso olhar para esse tipo de arte com uma visão mais séria sobre as ameaças sofridas pelos elefantes.

>>Detalhes

11 de mai. de 2010

Artista polonês quer esculturas de volta

O escultor polonês Frans Krajcberg vai tentar recuperar 110 obras doadas para a prefeitura de Curitiba. Segundo o artista, as esculturas não têm recebido o tratamento adequado. Na cidade onde mora hoje, Nova Viçosa (BA), Krajcberg recebeu informações e fotos que denunciam a sujeira no teto de acrílico da estufa onde as obras ficam, no Jardim Botânico, além de problemas nas esculturas sustentadas por fios de nylon. Desse modo, o polonês quer ter seus trabalhos de volta e promete processar a prefeitura de Curitiba.  No Estadão (imagem ao lado), você pode conferir a matéria completa com todos os detalhes.

10 de mai. de 2010

Cidades 3D

Galera, aqui vai uma ótima dica sobre arte. Artistas dão um show de criatividade, pintando imagens que enfeitam as ruas e torna o espaço urbano mais alegre. Cenários dignos de comparação ao real e ao mesmo tempo capazes de transportá-lo a um mundo surreal.
O ambiente é construído em 3D, lembrando também as famosas imagens que causam ilusão de ótica. Confira as imagens e não deixe também de dar uma olhada no site principal, o Bico do Corvo, que traz muitas coisas bacanas e modernas relacionadas ao mundo da arte, tecnologia e muito mais.

Governo baiano apóia projetos culturais

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, da Fundação Pedro Calmon, e do Núcleo de Culturas Populares e Identitárias, lança os Editais 2010 que vão dar apoio a cerca de 180 projetos culturais nos diversos territórios de identidade do estado. A partir de hoje (10/05/2010), os textos e formulários de inscrição estarão disponíveis nos sites de todas as unidades da SecultBA.

Saiba mais

3 de mai. de 2010

Lixo embeleza ruas da capital paulista

Os artistas plásticos paulistanos Rodrigo Machado, de 36 anos, e Cleber Padovani, 27, ambos trabalhadores de uma empresa de cenografia, decidiram utilizar o lixo descartado na produção e transformar em arte urbana. A escultura a ser criada e a forma que ela terá somente é definida depois das andanças pelas ruas da cidade. O resultado mobilizador, contam, tem valido à pena. O “rinoceronte pavão”, “submarino tubarão baleia” e “pássaro girafa” são algumas das peças sustentáveis já produzidas. Não deixe de conferir a matéria sobre o trabalho da dupla na revista Época SP. Confira também o blog Urban Trash Art, onde os artistas disponibilizam o acervo completo das peças nascidas do lixo da grande São Paulo. Depois disso, quem sabe você não transfere o lixo da sua cozinha para a sala da casa?

Rio de Janeiro é exemplo para capital baiana

Achamos uma matéria muito interessante no Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro com referência ao nosso tema. Resolvemos publicá-la em nosso blog, pois achamos que Salvador, nossa cidade, deveria tomar tal iniciativa como exemplo.

O texto mostra a restauração de estruturas do Rio de Janeiro no projeto Rio Arte Urbana, uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) com a iniciativa privada.

Temos tantas esculturas abandonadas que, se restauradas, com certeza iam ajudar a melhorar a beleza da capital baiana. O texto foi escrito no dia 21 de janeiro de 2010, mesmo dia do do ocorrido.